Zimablade Review

Análise do ZimaBlade: O servidor x86 mais compacto e econômico


Revisão Da Lâmina Zimablade

Uma das últimas tendências em tecnologia é o uso de Single Board Computers (SBC) como servidores pessoais. Essas ferramentas permitem armazenar e acessar dados pessoais de qualquer lugar e em qualquer dispositivo. São uma alternativa aos serviços de armazenamento em nuvem, que podem ter limitações de espaço, segurança ou privacidade.

Além disso, devido à sua natureza aberta, você pode transformá-los em um centro de mídia, um console retro, um host de IA ou um bloqueador de anúncios. Ao ouvir tudo isso, você pensa que o uso de computadores de placa única é adequado apenas para cientistas da computação, mas nada está mais longe da verdade.

IceWhale Technology Zimaboard demonstrou que a operação desses dispositivos é tão simples que qualquer pessoa pode usá-los. Nesta análise, examinaremos o ZimaBlade Personal Server dos mesmos criadores do ZimaBoard, que oferece mais opções de conectividade e um pacote mais completo.

Análise do ZimaBlade em espanhol: servidor Pocket x86 que pode ser muito útil

Zimablade Inclui Cabos Usb-C E Sata
A versão mais básica inclui um cabo USB-C e um cabo SATA

ZimaBlade é um computador de placa única com um case compacto e elegante. Ele se conecta à sua rede doméstica através de um cabo Ethernet e, graças à entrada PCIe Express 2.0, você pode expandir sua capacidade usando todos os tipos de módulos. Utiliza CasaOS (baseado em Debian) como sistema operacional, o que permite configurá-lo como desejar: como servidor multimídia ou de armazenamento, como bloqueador de anúncios, como sistema de backup, etc.

Se você realmente não entende do que estamos falando, não se preocupe, pularemos o artigo técnico e explicaremos em detalhes como funciona este Zimablade e como você pode usá-lo.

especificações deZimaBlade

Características

Lâminas

Dimensões e peso 107 x 80 x 23 mm. 175 gramas. Processador Modelo 3760: Intel Celeron Dual Core com velocidade Turbo de 2,2 GHz. 6 W TDP Modelo 7700: Intel Celeron quad-core a 2,4 GHz 10 W TDP Gráficos Intel UHD integrados de até 700 MHz. A RAM suporta até 16 GB DDR3L (por slot SODIMM) 1600 MHz, a versão mais básica. Não inclui RAM. Armazenamento 32 GB em formato flash eMMC. Expansível com duas conexões SATA 3.0 (pode ser necessária fonte de alimentação adicional) até 6 Gbps. Portas HDD/SSD: 2x SATA 3.0 6 Gb/sLAN: 1x Gigabit Ethernet 1000 Mb/sUSB: 1x USB-C (dados + vídeo + alimentação), 1x USB-A 3.0 e 2x USB-A 2.0.PCIe: 1x PCIe 2.0 Tela x4: 1x Mini DisplayPort (4K a 60 Hz) e 1 x interface eDP placa a placa. O vídeo suporta até 4K a 60Hz. Utiliza armazenamento em nuvem, servidor multimídia, VPN privada, bloqueio de anúncios, servidor web, gerenciador de senhas, sistema de backup, etc. Sistema operacional CasaOS (baseado em Debian). É compatível com Windows, Ubuntu, Debian, Raspberry Pi OS, CentOS, OpenWrt, pfSense, Android, LibreELEC, etc. Conteúdo da caixa 1x ZimaBlade, 1x cabo SATA, 1x suporte para unidade de armazenamento USB-C de 3,5 polegadas e cabo SATA Y especial (somente versão kit NAS).

O que é ZimaBlade e quais são suas características?

Simplificando, o ZimaBlade é um computador muito pequeno. Não é tão pequeno quanto o ZimaBoard, mas ainda é extremamente compacto: tem aproximadamente o mesmo tamanho de um disco rígido de 2,5 polegadas (embora um pouco mais grosso).

O case é removível e tem um ótimo design: parte superior transparente feita de policarbonato moldado por injeção, moldura preta com detalhes brancos e parte traseira em liga de alumínio que funciona como dissipador de calor do processador. A seção de alumínio possui 4 pés de borracha para que você possa colocar o ZimaBlade sobre a mesa sem correr o risco de escorregar.

Ao contrário de um mini PC tradicional, o Zimablade não inclui RAM (pelo menos não na versão mais básica). Para muitos, este é um aspecto positivo, pois permite manter os custos baixos e reutilizar parte da RAM compatível que você já tem em casa de um laptop antigo. Porém, na maioria dos casos é muito chato comprar algo a mais para usar o produto. A boa notícia é que as edições “Early Bird Kit”, “Advanced Kit”, “NAS Kit” e “12-Core 48GB Cluster” incluem RAM.

Outro diferencial do ZimaBlade em relação aos mini PCs comuns é que ele possui entrada PCIe 2.0 com portas adicionais da placa gráfica ao módulo. Na galeria a seguir você pode ver um exemplo dos vários tipos de módulos que conectamos ao ZimaBlade usando entrada PCIe 2.0 e as possibilidades que esta conexão oferece.

Como padrão, as únicas portas que ZimaBlade oferece são Mini DisplayPort para conexão a um monitor, USB-C para entrada de energia e transmissão de dados e vídeo, USB-A 3.0 para velocidades de até 5 Gbps, dois SATA 3.0 de até 6 Gbps para expansão seu armazenamento em disco rígido de até 154 TB e Ethernet. Para conectar-se à Internet em velocidades de até 1 Gbps.

Deve-se destacar que tanto a porta USB-C quanto o Mini DisplayPort suportam até 4K e taxa de atualização de 60 Hz. Ah! E incluído na caixa está um cabo USB-C para USB-C e um adaptador de alimentação USB-C de 12V/3A com três plugues diferentes para uso em qualquer país. Ele também vem com um cabo SATA.

Por outro lado, importa referir que inclui 32 GB de armazenamento não substituível ou expansível. Não é ruim, mas seria bom ter um slot interno para adicionar um SSD. Desta forma, ao conectar armazenamento adicional com cabos SATA, não será muito volumoso e pouco prático, permitindo um tamanho mais compacto.

O que você pode fazer com ZimaBlade?

Em teoria, com o ZimaBlade você pode fazer o mesmo com um computador normal, mas ele não vem com Windows de fábrica, mas sim com CasaOS. Este sistema operacional foi projetado para servidores, portanto sua interface e aplicativos são projetados para os seguintes usos.

NAS (Network Attached Storage): Você pode configurá-lo para funcionar como um NAS com até 154 terabytes de capacidade de armazenamento. Assim, você pode usar o ZimaBlade como alternativa aos serviços de armazenamento em nuvem como iCloud, Google Drive, Google Fotos, Dropbox, etc. Ferramenta AI: Ao conectar uma placa gráfica (GPU), você pode usar o ZimaBlade em seus projetos de inteligência artificial, por exemplo, para executar modelos ou gerar ativos visuais. Streaming de mídia: Com o aplicativo Jellyfin (ou similar), o ZimaBlade pode ser facilmente usado como um servidor de mídia para transmitir ou reproduzir filmes, séries, músicas e fotos. Isso significa que você pode transformá-lo em seu próprio Netflix, Spotify, etc. Console de jogos retrô: Embora não seja um computador muito poderoso, é bom o suficiente para rodar jogos retrô de seus consoles antigos favoritos. Você pode usá-lo como um console compacto para levar para qualquer lugar. Bloqueador de anúncios e VPN: você pode configurá-lo para gerenciar sua rede doméstica para bloquear anúncios ou aumentar a privacidade. Home Automation Device Center: Home Assistant pode ser instalado no ZimaBlade e gerenciar todos os dispositivos de automação residencial.

E o melhor de tudo é que você não precisa quebrar a cabeça para configurar esses usos. A interface é muito intuitiva e fácil de usar, então tudo fica pronto com apenas alguns cliques. Basta conectar o ZimaBlade ao seu roteador e visitar o Zima no navegador do seu PC.

Outra opção é inserir diretamente o IP atribuído. Desta forma você chegará facilmente à página de configuração onde deverá criar um usuário e pronto. No painel, você pode acessar a app store e começar a instalar os aplicativos que desejar sem nenhum conhecimento.

Embora venha com mais de 20 aplicativos pré-instalados, você pode encontrar mais de 50 aplicativos aprovados pela comunidade (e mais de 100.000 aplicativos no total) na CasaOS Store, onde você pode encontrar o que outras pessoas procuram. . Claro, se você não gosta do CasaOS, você pode alterá-lo para Windows, Ubuntu, Debian, Raspberry Pi OS, CentOS, OpenWrt, pfSense, Android, LibreELEC, etc.

Como funciona o ZimaBlade e quanto custa?

O ZimaBlade está disponível em duas versões: uma com processador Intel Celeron dual-core de 2,2 GHz e TDP de 6 W (modelo 3760) e outra com processador Intel Celeron quad-core de 2,4 GHz e TDP de 10 W (modelo 7700). Escusado será dizer que esta última versão é muito poderosa, com o seguinte desempenho nos benchmarks mais populares.

Passmark CPU Mark 2238 puntos Geekbench 4 Single-core 1412 puntos Geekbench 4 Multi-core 3944 puntos Relação de watts 394 PTS/W Velocidade 36,72 GFLOPS

Isso significa que é 2 a 4 vezes mais rápido que o Raspberry Pi 4. Não tivemos problemas de desempenho, principalmente ao usar os aplicativos disponibilizados pela loja. Obviamente não é um PC para jogos ou edição de multimídia, então não peça mais do que as tarefas básicas que qualquer servidor pessoal pode realizar.

Vale a pena comprar ZimaBlade?

Servidor Pessoal Zimablade X86 Monoboard
ZimaBlade é o servidor privado definitivo para todos os tipos de uso.

Antes de fazermos um resumo, apresentaremos os preços do Zimablade.

Facas 3760: 64 dólares, inclui um processador dual-core, um cabo USB-C e um cabo SATA. Lâmina Zima 7700: 96 dólares, inclui um processador quad-core, um cabo USB-C e um cabo SATA. Kit avançado ZimaBlade 7700: 128 dólares, inclui um processador quad-core, cabo USB-C, cabo SATA, adaptador de alimentação 12V/3A, (4K @ 60Hz) Mini DisplayPort macho para cabo HDMI fêmea e 16 GB de RAM DDR3L. Kit NAS ZimaBlade 7700: 144 dólares, inclui processador quad-core, cabo USB-C, cabo SATA, adaptador de energia 12V/3A, (4K @ 60Hz) Mini DisplayPort macho para cabo HDMI fêmea, unidade de armazenamento dupla de 3,5”, SATA Y. cabo e 16 GB de RAM DDR3L. Cluster ZimaBlade de 12 núcleos e 48 GB: 392 dólaresInclui três processadores ZimaBlade quad-core, três cabos USB-C, três cabos SATA, três adaptadores de energia 12V/3A, duas unidades de armazenamento de 3,5 polegadas, três cabos SATA Y dedicados e 16 GB de RAM DDR3L. ZimaBlade 3760 Early Bird Kit: US$ 72, inclui processador dual-core, cabo USB-C, cabo SATA, adaptador de alimentação 12V/3A e 8GB de RAM DDR3L.

Por apenas US$ 64 ou 60 euros, o ZimaBlade é um dos melhores computadores de placa única que você pode comprar para ter seu próprio servidor pessoal.

É simples de operar e poderoso o suficiente para funcionar como armazenamento em nuvem, servidor multimídia, console retro, gerenciador de dispositivos de automação residencial ou bloqueador de anúncios. Além disso, você pode usar a entrada PCIe 2.0 para adicionar todos os tipos de módulos, desde novas portas até uma placa gráfica. É modular, versátil, potente e econômico. Recomendado!

Scroll to Top