Beelink Eq13 Mini Pc

Análise do Beelink EQ13: um mini PC com Intel N200 e baixo consumo de energia


Depois de analisarmos o Beelink EQ12 no ano passado, temos o sucessor, o Beelink EQ13, que traz melhorias significativas em design e desempenho. O chassi ou gabinete não possui mais aberturas visíveis e agora incorpora a fonte de alimentação ao corpo em um design limpo e minimalista. Além disso, vem com um processador Intel N200 para oferecer melhor desempenho, especialmente em tarefas gráficas.

Claro que, para manter a melhor relação qualidade-preço, a Beelink teve que reduzir algumas peças. A seguir contaremos os detalhes do novo Beelink EQ13 e minha experiência com este mini PC.

Beelink EQ13: o computador mais baixo em todos os aspectos

Mini Pc Beelink Eq13
Beelink EQ13 é um mini PC compacto e elegante.

Assim como seu antecessor, o Beelink EQ13 não está focado em jogos ou tarefas exigentes. É um minicomputador que permite realizar tarefas básicas com o menor consumo de energia possível, sem ruídos e ocupa muito pouco espaço na sua mesa. Para isso, possui os seguintes detalhes:

Características

Beelink EQ13

Dimensões e peso 126 x 126 x 39 mm. 492 gramas.Processador Intel® N200 com 4 núcleos e 4 threads com velocidade de clock máxima de 3,7 GHz e cache de 6 MB. Construído no processo de 7nm da Intel.GráficosGráficos Intel® UHD com 32 unidades de desempenho e frequência dinâmica de 750 MHz, saída de 4096 x 2160 pixels a 60 Hz.RAM16 DDR4 a 3200 MHz (possui apenas um slot) MSS. SSD (SSD PCIe 3.0). Dois slots NVMe M.2 2280 e 2242 (suporta expansão de até 4 TB) Conectividade sem fio WiFi 6 e Bluetooth 5.2. Portas 1 x conector de fone de ouvido / microfone de 3,5 mm. Mbps). média de 10 W – 15 W. O TDP do processador é de 6W (Turbo TDP 25W). Conteúdo da caixa 1 x Mini PC 1 x Manual do usuário.

Não possui ranhuras de ventilação ou fonte de alimentação visível

Beelink EQ13 é feito principalmente de plástico ABS. A caixa é muito forte e não parece fraca. O mais surpreendente é que não possui saídas de ar em nenhuma face visível. O calor é liberado apenas pelas aberturas na parte traseira. justo? A verdade é; Nunca tive problemas com aquecimento durante o uso. Geralmente funciona a uma temperatura de 40 graus Celsius e, quando girado no máximo, pode chegar a 80 graus.

Possui um sistema de refrigeração chamado “MSC 2.0” que retira ar frio da parte inferior do mini PC e ar quente da lateral. É muito fácil! Este design minimamente invasivo permite uma operação silenciosa mesmo sob alta demanda.

Sim, você pode ouvir o ventilador, mas o volume está tão baixo que fica escondido entre os outros sons da sala. Emite no máximo 35 dB de som, o que equivale a uma conversa tranquila.

Vale ressaltar que a parte inferior do Beelink EQ13, que possui tampa perfurada para ventilação, é protegida por uma rede antipoeira para evitar problemas relacionados à sujeira. Além disso, possui “pernas” ligeiramente levantadas da mesa, o que cria o espaço necessário para a circulação do ar. É claro que a Beelink pensou em tudo ao projetar este mini PC.

Outra grande novidade do Beelink EQ13 é que ele não vem com fonte de alimentação externa, pois foi integrado ao corpo. Na caixa, inclui apenas um cabo HDMI e um cabo de alimentação simples com ficha europeia. Assim como o PS4, por exemplo, este mini PC só precisa conectar um cabo para ligá-lo. Você não precisa lidar com adaptadores externos!

Quanto às portas, a frontal possui duas portas ultrarrápidas para transferência de dados (até 10 Gbps): uma USB-C e outra USB-A 3.2. Além disso, possui um conector de 3,5 mm para conectar fones de ouvido ou alto-falantes. Aí está o botão liga / desliga e um pequeno indicador LED. Na parte traseira você encontrará duas portas USB-A 3.2 adicionais, uma porta USB-A 2.0 (até 480 Mbps), um par de entradas HDMI 2.0 que conectam até dois monitores em 4K/60 Hz, em pares. Entradas Ethernet para conexão a redes com gigabit cabeado e entrada de energia.

Aliás, o Intel AX101 M.2 2230 possui uma placa projetada para conectividade sem fio que fornece WiFi 6 e Bluetooth 5.2. Ambas as conexões funcionaram bem para nós, sem problemas.

Hardware moderado para consumo muito baixo

Intel N200 Este é um processador com Beelink EQ13. Em termos de desempenho, é semelhante ao seu antecessor, o Intel N100, mas com uma melhoria significativa nos gráficos integrados (0,74 vs. 0,3 TFLOPS, segundo dados do Nanoreview). Mas apesar desta melhoria, a verdade é que ainda não é um computador adequado para jogos relativamente modernos.

Assim como o Beelink EQ12 não vem com DDR5 a 4800 MHz, mas sim com 16 GB de RAM DDR4 a 3200 MHz, é um corte razoável se falarmos de RAM Dual channel (DDR5 não é muito grande), mas o Beelink EQ13 ainda tem um único slot para memória RAM. Portanto, o desempenho é um pouco inferior em comparação ao modelo anterior. E por falar nisso, você não pode instalar RAM DDR5.

Por outro lado, vem com um SSD SATA tipo M.2 2280 de 500 GB, embora tenha dois slots SSD compatíveis com NVMe. Esta é outra decepção, já que as velocidades máximas de leitura e gravação ficam próximas de 500 MB/s, enquanto o Beelink EQ12 com SSD NVMe atinge velocidades superiores a 800 MB/s.

Agora, questões técnicas, a verdade é que não notamos a diferença de potência entre o EQ13 e o EQ12. O desempenho do Beelink EQ13 é excepcional ao navegar na Internet, realizar trabalhos de escritório e reproduzir vídeos. Funciona de forma fluida, rápida e silenciosa. Também funciona bem com jogos 2D e mais antigos, mas não com gerações recentes de jogos 3D (principalmente jogos de PS2 e Wii).

Jogos com baixa carga gráfica, como LoL, funcionam bem em 1080p a 90 FPS, mas não suportam títulos como Fortnite. Por outro lado, é importante mencionar que suporta tecnologias modernas de reprodução multimídia como formato AV1, HDR10, áudio 7.1, Dolby, DTS e outros. Isso significa que é adequado para usar plataformas como Kodi, Stremio, Plex, etc.

Mas a melhor coisa sobre o Beelink EQ13 é que ele pode fazer tudo isso com um consumo de energia muito baixo. Seu processador tem TDP de 6W e consome em média 15W com funções básicas. Em nossos testes de estresse, o consumo não ultrapassa 25 W, o que é incrível. O acesso durante todo o dia custará apenas 1 euro por mês, considerando o preço de 15 cêntimos por kW.

O mini PC Beelink EQ13 vale a pena?

Beelink EQ13 é um PC de tamanho compacto com operação eficiente, silenciosa e fluida. Embora pudesse ter melhores tecnologias de memória como visto no EQ12, a combinação do processador Intel N200, 16 GB de RAM DDR4 e armazenamento SSD SATA de 500 GB é suficiente para garantir um desempenho impecável em tarefas de escritório e reprodução de multimídia.

Graças ao baixo consumo médio de 15 W, pode deixá-lo ligado o dia todo e custará apenas 1 euro por mês na conta de luz. Portanto, é perfeitamente adequado como PC de escritório e servidor multimídia ou até mesmo como console de jogos antigo.

Se você precisa de um computador para o básico, hoje não vejo sentido em comprar uma torre que ocupa muito espaço, existem mini PCs como o Beelink EQ13 que são bem compactos e eficientes e só pelo preço. 241 euros. Vale a pena conhecer as limitações.

o melhor

O pior

Baixo consumo (15 W) Bom desempenho em funções básicas Tamanho compacto Fonte de alimentação integrada Silencioso (35 dB) RAM DDR4 por slot SSD SATA em vez de NVMe

Scroll to Top